segunda-feira, 24 de junho de 2013

Trânsito: Em SP, prefeitura passa a multar carro em faixa exclusiva na marginal Tietê

Trânsito intenso na marginal Tietê, altura da ponte da Vila Guilherme, na zona norte da capital paulista
Trânsito intenso na marginal Tietê, altura da ponte da Vila Guilherme, na zona norte da capital paulista

A Prefeitura de São Paulo vai passar a multar a partir desta segunda-feira (24), os motoristas que não respeitarem as faixas exclusivas de ônibus na pista local da marginal Tietê, em ambos os sentidos, entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, implantada na última segunda-feira (17).

Na primeira semana, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apenas orientou os motoristas na via. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
A faixa opera de segunda à sexta-feira em dois períodos. Pela manhã, das 6h às 9h no sentido rodovia Castello Branco e à tarde, das 17h às 20h, no sentido rodovia Ayrton Senna. Com 12,7 km de extensão, deste total, 5 km estão localizados no sentido centro (Castello Branco) e 7,7 sinalizados no sentido bairro (Ayrton Senna).

Esta é mais uma faixa inserida na operação 'Dá Licença Para o Ônibus' com o objetivo de priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores, segundo a SPTrans, empresa que gerencia o transporte público na cidade.

A faixa foi implementada nas avenidas Morvan Dias de Figueiredo e Condessa Elizabeth de Robiano, que constituem a pista local da marginal, respectivamente, nos sentidos Ayrton Senna/Castello Branco e Castello Branco/Ayrton Senna, mantendo-se as outras faixas liberadas para o tráfego geral.

Pela marginal, no trecho entre as pontes das Bandeiras e Aricanduva, circulam 30 linhas de ônibus municipais, sendo 17 linhas no sentido Castello Branco e 13 linhas no sentido Ayrton Senna, transportando 211 mil passageiros por dia, sendo 113 mil no sentido Castello Branco e 98 mil no sentido Ayrton Senna.

Fonte: UOL noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário